5 de nov. de 2009

III Encontro de Matemática do IFBA

O Encontro de Matemática (EdeMat) é um evento promovido anualmente por professores e estudantes do curso de Licenciatura Plena em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciêcia e Tecnologia da Bahia – (IFBA), situada na cidade de Eunápolis – Bahia, com o objetivo principal de disseminar as tendências mais atuais da Educação Matemática nos diversos níveis de ensino.

Público-alvo

  • Estudantes da graduação e pós-graduação em Matemática;
  • Professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio de Escolas da Região;
  • Graduados do IFBA e de outras universidades;
  • Professores e estudantes da graduação de Pedagogia;
  • Interessados no tema.
Local: Instituto Federal de Educação da Bahia – IFBA.
Data: De 23 a 27 de novembro de 2009.
O encontro contará com Patestrantes, Minicursos (MC), Mesas Redondas (MR), Comunicações Científicas (CC), Relatos de Experiências (RE), Pôster (PO) e Apresentação de Modelos Matemáticos (MM).
I Campeonato de Jogos Matemático do ensino médio da rede pública.
Durante o evento terá uma mostra de filmes conforme abaixo:

Cinemateca

filmesMostra de Filmes
Os números estão por toda parte. Nós mesmos somos números no mundo em que vivemos e não há como fugir deles, mesmo para aqueles que têm na matemática a pedra no seu sapato entre as disciplinas estudadas nas escolas. Os cálculos, os problemas, as equações… sempre estarão presentes no nosso dia-a-dia.
Mas, para mostrar que este problema não é nenhum bicho de sete cabeças (olha os números aí), separamos cinco filmes em que a matemática se faz presente e que podem ser um estímulo para que você veja esta disciplina, às vezes tão temida, com outros olhos e até se sinta estimulado a botar a cuca para funcionar deixando a calculadora de lado.

Mostra de Filmes do Campeonato de jogos Matemáticos



Filme Donald no país da matemágica

Donald no pais da Matemágica


Sinopse: O Pato Donald compreende a importância da matemática com os gregos da Antigüidade, os primeiros a descobrirem alguns dos princípios matemáticos básicos. Em seqüências sucessivas, esses princípios são relacionados à música, escultura, pintura, arquitetura, mecânica, esportes e outras atividades do nosso dia a dia.

capa de flatland

Flatland




Sinopse: Flatland é um universo em duas dimensões ocupado por figuras geométricas – quadrados, triângulos, círculos, etc. A Square, Advogada, encontra-se no meio de duas revoluções: a ascensão da lei marcial pela circular liderança de Flatland, e a chegada de uma esfera, CEO do Messias, uma criatura de um até então desconhecido mundo tridimensional.

historia do um História do número um


Sinopse: “O herói desta história é um mestre na arte do disfarce. Para algumas pessoas ele apareceu em forma de cunha, para outras como um cone. Mas independente da forma que assumiu, ele sempre foi o numero “1″. Sua história é a nossa história. É uma história de lutas, de sabedoria, de filosofia. Uma história sobre as origens dos números. Nós veremos como o “1″ ajudou a criar as primeiras cidades, como ajudou a construir impérios, e como inspirou as mentes mais brilhantes da história. Também conheceremos sua participação no modo de funcionamento do dinheiro. Por fim veremos como o “1″ se associou ao “0″ para dominar o mundo em que vivemos hoje. O mundo digital que funciona com “1″s e “0″s.”
filme pi

Pi


Sinopse: “Pi” é um thriller de ficção científica, com um ritmo bem acelerado, sobre a viagem de uma mente genial, Maximilliam Cohen. Max está prestes a fazer a mais importante descoberta de sua vida: decodificar o padrão numérico por trás do mercado de ações. Há uma empresa de Wall Street que o persegue, e também uma seita que quer desvendar os segredos dos antigos textos sagrados. O processo da descoberta é envolto a uma loucura que envolve Max, atormentando sua mente.

Mostra de Filmes do Encontro de Matemática

O preço do desafio

O preço do desafio


Sinopse: Aclamado pelas platéias é a dinâmica saga de heróis da vida real, determinados a ter êxito num desafio para poucas pessoas: o Exame Nacional de Cálculos Avançados. Edward James Olmos (indicado ao Oscar de Melhor Ator em 1988) nos dá uma performance extraordinária como o indômito Jaime Escalante, um professor de matemática numa escola em East Los Angeles, o Garfield High, que se recusa a rotular seus estudantes de subúrbio como fracassados. Escalante é persuasivo, empurra, ameaça e inspira 18 garotos que estão lutando tornarem bons em matemática.

Inscrições

1. PROCEDIMENTOS DE INSCRIÇÃO
  • Preencher o formulário de inscrição online no blog http://encontromatematicaifba.wordpress.com, o inscrito recebrá uma confirmação por email.
  • Fazer o pagamento da taxa de inscrição de acordo com a categoria, segundo a tabela de valores.
  • Enviar cópia digitalizada do comprovante do pagamento da inscrição por email para a coordenação do evento.
  • No caso de estudantes da IFBA não é preciso enviar cópia do comprovante digitalizada , basta apresentá-lo no ato do credenciamento, no dia 23/11.
IMPORTANTE: Cada participante tem direito a se inscrever em até dois minicursos (ou oficinas). A lista de opções estará disponível no blog após dia –/11/2009.
2. CONFIRMAÇÃO DE PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO
O pagamento da taxa de inscrição da III Encontro de Matemática do IFBA pode ser efetuado através de depósito identificado (NÃO DEVE SER FEITO POR ENVELOPE EM CAIXAS ELETRÔNICOS) ou transferência para o Banco xxxx, agência:000-0 , conta corrente: 00.000-0. Lembramos que os ministrantes de minicursos, oficinas e comunicações científicas, assim como os membros da comissão organizadora, devem também efetuar sua inscrição.
Os comprovantes do pagamento devem ser enviados por email para a coordenação do evento. Email: numac.ifba@gmail.com

Programação

  • Palestras
Têm como finalidade oferecer aos participantes a discussão do tema geral do Encontro por pesquisadores convidados regionais e nacionais.
  • Mesa redonda
Destina-se a oferecer aos participantes a um momento de debate de um tema proposto, pela Comissão Científica aos pesquisadores convidados regionais e nacionais.
  • Minicursos
Têm como finalidade a apresentação de trabalhos elaborados pelos autores, decorrentes de pesquisas relacionadas ao tema e sub temas do Encontro. Estes minicursos, articulados interinstitucionalmente e propostos pelos autores, serão previamente analisados e organizados pela Comissão Científica.
  • Modelos Matemáticos
Têm como finalidade apresentação de modelos matemáticos produzidos, pelos alunos do Curso de Matemática, que abordam tema e sub-temas do Encontro sob várias perspectivas de análise, articulados interinstitucionalmente pela Comissão Científica.
  • Pôsters
Destina-se à comunicação de estudos, relatórios científicos e relatos de experiências e vivências decorrentes de projetos de pesquisa e/ou extensão, enviados pelos autores e previamente analisados pela Comissão Científica.
  • Eventos sociais e culturais
Momentos de socialização, de sessão de filmes* relacionados à matemática, de confraternização e congraçamento entre os participantes do III EdeMat.
* Após a exibição dos filmes, serão feitas discussões sobre os conceitos apresentados e debates sobre as ideias principais do filmes.
PROGRAMAÇÃO DO III ENCONTRO DE MATEMATICA


23 de Novembro de 2009


Horário Atividade


12:00 as 18:00 Credenciamento
14:00 as 16:00 Grupos de DiscussãoGD I: A Importância do Ludico no Ensino da Matemática
Disc. Dulcinéia Pereira Silva VargensDisc. Ana Paula Paiva de Sousa Disc. Robson Santos da Conceição

GD II: A Informática na Formação de Professores
Disc. Igor Schmidke Ribeiro
Disc. Luiz Marcos Pavanatti
Disc. Eduardo Viana Baião

GD III: A prática como componente curricular – O que entendemos por isso?
Disc. Aldo José da Conceição da Silva
Disc. Darlan da Silva Costa
Disc. João Rodolfo Silva Pinheiro
Disc. Robson Barros Ferreira da Graça
GD IV: (In)Disciplina e o Desafio da Mobilização para a Aprendizagem
Disc. Bruno César Magalhães Alquimim
Disc. Joaldo Silva dos Santos
Disc. Mário Sabino dos Santos Júnior
16:00 as 16:30 Intervalo
16:30 as 18:00 Mesa Redonda I: Plataforma Paulo Freire: Possibilidades e Desafios para a Formação de Professores
Prof. Esp. Albertino Nascimento (IFBA – Salvador)Prof. Me. Pedro Daniel Souza (Uneb – Eunápolis)Profa. Adail Brito (DIREC 8 – Eunápolis)Representante da Secretaria Municipal de Educação
18:00 as 18:30 Intervalo
18:30 as 19:00 Abertura Oficial do III Encontro de Matemática – XV Aniversário do IF – BA/ Campus de Eunápolis
19:00 as 20:10 Palestra I: Qualidade e Saúde Vocal do Professor
Fonoaudióloga Esp. Renata Bertoldi (Eunápolis)
20:30 as 22:00 Coquetel Voz e Violão




24 de Novembro de 2009


Horário Atividade


13:30 as 16:00 Exibição e Debate sobre o Filme “Escritores da Liberdade”
16:00 as 16:30 Intervalo
16:30 as 18:00 Mesa Redonda II: Formação e Trabalho Docente: Demandas e desafios
Profa. Esp. Jovita Lima Silva dos Santos (APLB) Profa. Adail Brito (DIREC)Representante da Secretaria Municipal de Educação de Eunapolis e Itabela
18:00 as 18:30 Apresentação Cultural
18:30 as 19:00 Intervalo
19:00 as 20:10 Palestra II: Inclusão Digital no Extremo Sul da Bahia
Prof. Me. Marcos Paranhos (IFBA – Eunápolis)
20:30 as 22:00 Conclusão dos trabalhos dos Grupos de Discussão
25 de Novembro de 2009

Horário Atividade

13:30 as 15:00 Mesa Redonda III:Ensino a distância versus Ensino Presencial – Desmistificando Conceitos
Prof. Glaci Schmidke Ribeiro (FTC – Eunápolis)Prof. Esp. Ronaldo Santana Pereira (Ulbra)
15:00 as 15:30 Intervalo
15:30 as 18:00 Exibição e Debate sobre o Filme “O Preço do Desafio”
18:00 as 18:30 Projeto de Ensino: Apresentação do Projeto do NUMAC
18:00 as 18:30 Intervalo
19:00 as 20:10 Palestra III: Educação Inclusiva: Conceituação, Pressupostos, Realidade e Desafios
Pedagoga Esp. Maiusa Ferraz Pereira (IFBA – Porto Seguro)
20:20 as 22:00 Mesa Redonda IV: O papel da fanilia na Educação de alunos com necessidades especiais
Pedagoda Esp. Gilcelia Alves Azevedo Bonfim (Secretaria de Educação de Eunápolis)Pedagoga Esp. Maria da G. Ferreira Santos (Secretaria de Educação de Eunápolis)Pedagoga Vera Liu (Secretaria de Educação de Porto de Seguro)Profa. Janete (Colégio Cleriston Andrade)




26 de Novembro de 2009


Horário Atividade


14:00 as 16:00 Mini-Cursos ou Oficinas
16:00 as 16:30 Intervalo
16:30 as 17:40 Palestra IV: Formação de Professores: Articulando Ensino, Pesquisa e Extensão Profa. Dra.Núbia Moura Ribeiro (IFBA – Salvador)
18:00 as 18:30 Apresentação Cultural
18:30 as 19:00 Intervalo
19:00 as 20:10 Palestra V: Desenvolvimento da Educação Matemática na BahiaProfa. Ma. Irene Carzola
20:30 as 22:00 Comunicações




27 de Novembro de 2009


Horário Atividade


13:30 as 15:30 Mini-Cursos ou Oficinas
15:30 as 16:00 Intervalo
16:00 as 17:30 Matemática em Cena: Malba Tahan
Coordenador: Prof. Me. Josaphat Ricardo Ribeiro Gouveia Jr.
Laboratório de Matemática de Ensino-Aprendizagem da Matemática
Coordenador: Prof. Me. Josaphat Ricardo Ribeiro Gouveia Jr.
Laboratório de Matemática – UESB
Coordenação: Prof. Ma. Eridan da C. S. Maia
Estagiários: Disc. Eliana Almeida Reis Rocha
Disc. José Carlos Oliveira da Silva
Exposição: Possibilidades educacionais para os alunos com necessidades educacionais especiais
Coordenação: Pedagoga Esp. Vera Liu
Exposição do CERN
Coordenação: Profa. Ma. Luzia Matos Mota
17:30 as 18:30 Palestra VI: CERN: Questões para um Universo… Um Universo de Questões! Profa. Ma. Luzia Matos Mota
18:30 as 19:00 Intervalo
19:00 as 20:10 Palestra VII: Conceitos e Perspectivas da Geometria dos Fractais na Geografia
Prof. Me. Francisco Nataniel Batista de Albuquerque
20:10 as 21:20 Palestra VIII: Educação Científica e Tecnológica: Emergência de
um novo Perfil Profissional?

Profa. Ma. Luzia Matos Mota
21:30 as 00:00 EdeMATFEST
MiniCursos ou Oficinas
  1. Oficina I : A nova ortografia em sala de aula – Professora de Português
  2. Oficina II : Ouri – Jogo Africano na Educação Matemática – Josaphat
  3. Oficina III : Winplot como ferramenta pedagógica no Ensino de Funções – Disc Igor Schmidke Ribeiro
  4. MiniCurso I : Euler produz a mais bela equação de toda a Matemática – Angela Lima Silva, Ivan Peixoto Santos, Jailson de Araujo Rodrigues.
  5. Minicurso II : O blog na escola – Disc. José de Aquino e Sógenes.
  6. Minicurso III: Criptografia usando matrizes: Uma aplicação dentro da sala de aula – Disc Sógenes e Aldo
Comunicações
  1. CO I: Grandezas Incomensuráveis – Disc barbara e Gildeilson
  2. CO II: Cantor e os Números Reais – Disc Luciano e Glauber
  3. CO III: O Conceito de Infinitude e numerabilidade: Hotel de Hilbert Disc José de Aquino e Marcos
  4. CO IV: Como Entender o sálario do Professor? – Discente Olinto


Um comentário:

  1. muitoo masssaaa...parece q a uneb vai liberar 10 passagens...olha q chique!!wlu adelson

    ResponderExcluir